quarta-feira, 24 de julho de 2013

Megalon 27

Está disponível, para download gratuito, o número 27 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco e Renato Rosatti, publicado originalmente no trimestre julho/agosto/setembro de 1993.
A edição traz ficção de Roberto de Sousa Causo, uma história em quadrinhos por Luiz Zatar a Laudo, artigos de Gerson Lodi-Ribeiro e Jorge Luiz Calife, resenhas de livros por Cesar Silva e Orson Scott Card, uma entrevista com o saudoso Dr. Ruby Medeiros, editor do fanzine de fc Notícias do fim do nada, além do valioso noticiário nacional e internacional. A capa traz uma ilustração de Alexandre Ramos Mastrella, que tece comentários sobre a obra num pequeno artigo no interior da edição.
O editorial, assinado por Branco, reveste-se de importante significado histórico, ao descrever o retrato da crise que se instalou no mercado brasileiro de fc com a descontinuidade da revista Isaac Asimov Magazine, e a preocupação com a imobilidade do fandom. Apesar de sabermos que muitas coisas importantes aconteceram nos anos seguintes, através de ações dos fãs nas quais os editores do Megalon contribuíram decisivamente, lembramos que os anos 1990 foram, de fato, marcados pelo recuo progressivo da ficção científica no País, enquanto que os mercados de horror e, principalmente, de fantasia, se fortaleceram enormemente, situação que se mantém até os dias de hoje.
Megalon 27 tem 34 páginas e pode ser baixado aqui. Também está disponível, aqui, um arquivo bônus com interessantes documentos de época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário