terça-feira, 2 de julho de 2013

Megalon 25

Está disponível em versão digitalizada o número 25 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, publicado por Marcello Simão Branco em março/abril de 1993.
A edição vem com contos de Daniel Fresnot, Luiz Zatar e dos norte-americanos Todd Mecklem e Jonathan Falk, artigos sobre livros, cinema, tv e quadrinhos, resenhas de livros publicados no Brasil e no exterior, entrevista com a fantasista gaúcha Simone Saueressig e muitas notícias sobre o que acontecia o fandom naquele momento histórico.
O destaque vai para a divulgação dos resultados do Prêmio Tapìrài 1993, baseado numa consulta feita entre os leitores do fanzine, que apontaram o conto "Exercícios de silêncio", de Finísia Fideli, como ao melhor publicado naquele ano (na verdade, trata-se de um dos melhores contos de fc brasileiros já publicados em todos os tempos). Roberto de Sousa Causo, que também era colaborador do Megalon, foi reconhecido como o melhor articulista; Renato Rosatti levou como melhor editor, e a barbada de Roberto Schima como o melhor ilustrador, dominando amplamente a votação em sua categoria. O legal dos relatórios do Megalon dobre o Tapiìrài – que também fazia o mesmo com o Prêmio Nova – é que os resultados são divulgados em listas completíssimas, indicando as quantidades de votos, pontuações e primeiros lugares de cada um dos citados, acompanhados de análises criteriosas sobre esses números, prática que acrescentava representatividade e lisura à promoção, coisas das quais que geralmente carecem os prêmios promovidos pelo fandom brasileiro. Fica a dica.
Megalon 25 tem 30 páginas e a capa traz uma ilustração de Cerito baseada num dos contos publicados na edição.
O editor também dfisponibilizou os certificados entregues aos vencedores do Prêmio Tapìrài 1993, que podem ser vistos num arquivo bônus, disponibilizado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário