sábado, 9 de fevereiro de 2013

QI 119

Já chegou aos assinantes a nova edição do fanzine sobre quadrinhos QI, editado por Edgard Guimarães, que inaugura um novo ano de publicação. Com 28 páginas, o fanzine dá continuidade às suas diversas seções, com destaque para a interessante "Mistérios do colecionismo" na qual o editor investiga algumas das mais obscuras dúvidas dos colecionadores de quadrinhos, principalmente sobre a existência ou não de certas edições, no caso, as primeiras publicações da editora Nova Sampa; e "Quadrinhos brasileiros bissextos", que trata dos mais inusitados exemplos do quadrinho nacional e, nesta edição, aborda o trabalho do ilustrador Renato Silva.
Mas há muito mais, como artigos sobre um momento marcante das tiras de Rip Kirby, sobre curiosidades nos quadrinhos dos Smurfs, e a sequência de uma entrevista que Guimarães cedeu a um tcc sobre a produção do QI.
Além de todos esses artigos assinados pelo editor, também há colaborações de Worney Almeida de Sousa ("Mantendo contato"), Gutemberg Cruz ("Memória do fanzine brasileiro") e do português António Martinó de Azevedo Coutinho ("Construções de armar"). O QI também anuncia os ganhadores do 29º Prêmio Angelo Agostini, entregue no último dia 2 de fevereiro, apresenta a lista dos lançamentos alternativos do bimestre e a indispensável seção de cartas.
Mas ainda não é tudo. A edição encarta mais 4 páginas da hq "Rolando Duque - Assistência técnica", duas novas lâminas da série Cotidiano alterado, um quadro tridimensional com ilustrações de Guimarães – para ser montado pelo leitor –, e o longo artigo "Reflexões sobre histórias em quadrinhos 1: O desenho inferior das histórias em quadrinhos", apresentado num encarte de 8 páginas. O ensaio discute os motivos dos ilustradores simplificarem os seus próprios desenhos quando trabalham com quadrinhos, em comparação aquilo que fazem quando elaboram ilustrações editoriais.
O QI é distribuído unicamente por assinaturas. Mais informações com o editor pelo email edgard@ita.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário